Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Laranjeira

Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Laranjeira
Praceta Manuel Laranjeira 93 | 4500-023 - Espinho  41°00'35.9"N 8°37'46.6"W

Descrição

O Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Laranjeira nasceu em julho de 2012, com a agregação do Agrupamento Sá Couto e da Escola Dr. Manuel Laranjeira.

O Agrupamento é constituído por cinco unidades orgânicas: Escola Básica/Secundária Dr. Manuel Laranjeira, Escola Básica Sá Couto, Escola Básica Espinho 3, Escola Básica de Anta e Escola Básica de Guetim.

Atualmente assegura aos cerca de 2594 crianças, adolescentes e jovens dos diferentes níveis de educação e ensino, do pré-escolar ao 12.º ano de escolaridade, uma variedade de estruturas que possuem excelentes e renovados espaços físicos e equipamentos, bem como, uma oferta educativa e formativa diversificada e uma pedagogia inclusiva promotora do sucesso educativo dos seus alunos e da realização pessoal e profissional dos seus corpos docente e não docente.

O Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Laranjeira possuí um polo de desenvolvimento desportivo (CFDDE) em parceria com o Desporto Escolar e organizações locais que visam a iniciação e o aperfeiçoamento do desempenho desportivo no âmbito do surfing, formação e certificação de professores, a articulação e desenvolvimento curricular, desenvolvimento ambiental e sustentabilidade.
Os objetivos pretendem promover a literacia do oceano, garantir a generalização do acesso às modalidades náuticas, incrementar a inclusão de alunos com limitações funcionais, apoiar os grupos/equipa de surf e desenvolver projetos relevantes no âmbito do Projeto Educativo ao Agrupamento.

Características

Objetivos/missão:


O Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Laranjeira promove o sucesso educativo e melhorar os resultados escolares dos seus alunos, dando uma atenção especial aos apoios educativos, e promovendo também o seu desenvolvimento pessoal integral. O respeito pela individualidade dos nossos alunos é um princípio basilar da escola pública e, também, do nosso Agrupamento. Assim, adequamos as estratégias pedagógicas a cada aluno, respeitando a diferença e os ritmos de aprendizagem de cada um. Promover a cooperação entre a Escola, a Família e a Comunidade é um dos princípios orientadores do Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Laranjeira. Nesse sentido, continuamos a estabelecer parcerias que reforçam o envolvimento da comunidade e que, com a colaboração das famílias, permitem desenvolver um conjunto diversificado de ações que nos levam à construção de um Agrupamento verdadeiramente inclusivo.