Qualidade de Ouro

Qualidade de Ouro

No concelho de Espinho, em 2022,  foram atribuídos galardões Qualidade de Ouro a duas praias.

A distinção Praia Qualidade de Ouro é atribuída pela Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza, traduzindo-se num reconhecimento público e numa garantia de fiabilidade no que respeita à boa qualidade da água. Este galardão conta com dez anos de existência.

Conforme os critérios definidos em 2021, para receber a classificação de "Praia com Qualidade de Ouro” deverão ser respeitados os seguintes parâmetros: 
  1. Qualidade da água excelente nas últimas quatro épocas balneares de 2017 a 2020(*);
  2. Todas as análises realizadas na última época balnear (2021) deverão ter apresentado resultados melhores que os valores definidos para o percentil 95 do anexo I da Diretiva relativa às águas balneares; isto é, para águas costeiras e de transição, todas as análises deverão apresentar valores inferiores a 100ufc/100ml para os Enterococos intestinais e inferiores a 250ufc/100ml para a Escherichia coli, e para águas interiores, 200ufc/100ml e 500ufc/100ml, respetivamente;
  3. Na última época balnear (2021), não poderá ter ocorrido qualquer tipo de ocorrência/aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia.
Os dados utilizados nesta avaliação baseiam-se na informação pública oficial, tendo apenas em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas. 

Todos os Municípios nacionais com praias galardoadas recebem da parte da Quercus as instruções para poderem produzir a Bandeira "Praia com Qualidade de Ouro 2022”. 

* Tendo em conta que, até ao fecho da presente lista, não foi ainda divulgada publicamente a classificação das águas balneares em relação ao ano de 2021, as atribuições atuais das Praias Qualidade de Ouro 2022 consideram apenas os últimos quatro anos conhecidos.